5 Filmes do Studio Ghibli

MEU AMIGO TOTORO

animelistmeuamigototoro

O anime nos introduz a Satsuki e Mei, irmãs que se mudam para uma casa, assombrada por pequenas fuligens e fantasias do folclore japonês de Miyazaki, roteirista da obra. A menor, Satsuki, decide explorar o seu quintal e entra por um pequeno corredor de plantas, que se findava no ventre de uma árvore. É surpreendida, então, com uma grande e macia criatura, a qual nomeia de Totoro. Com o passar dos dias, ambas vivem aventuras e brincadeiras com o adorável protetor de sua floresta.

Comentário do autor: Do inicio ao fim, o filme entrega uma agradável sensação de bem estar, invocando pequenas lições sobre família e, acima de tudo, sobre o amor e o cuidado da natureza perante nós, representado por meio de Totoro. Creio que o anime também é uma ótima referência cultural japonesa. Como curiosidade, os japoneses acreditam em criaturas chamadas Kodama, que são espíritos do tipo Youkai, que habitam árvores de mais idade e protegem a floresta em que estão presentes e seus habitantes. É uma animação tranquila e alegre, como se estivesse em um mundo onde não há tristezas, um mundo honesto e rodeado de inocência infantil.

 

A VIAGEM DE CHIHIRO

animelist a viagem de chihiro

Chihiro, juntamente com seus pais, está em uma viagem de mudanças para outra cidade. Porém, a família é surpreendida com uma velha construção e, ao adentrá-la, seus pais ficam maravilhados com a vista. Encontram barracas com comidas e bebidas e, gulosos, aproveitam a refeição. A garota, um tanto horrorizada, segue pela cidade e encontra um garoto, Haku, que se assusta com sua visão. Ela é alertada para retornar à sua cidade imediatamente, porém o pior se fez: seus pais transformados em porcos, por terem ingerido alimentos da cidade,  e o nível da água elevado, impedindo-a de partir.

Comentário do autor: A viagem de Chihiro é um prato cheio em aspecto cultural para os espectadores de Miyazaki, abordando de deuses a lendas folclóricas, como a transformação dos pais da menina. Outro ponto que se destaca no anime é o amadurecimento da personagem, trazendo a perfeita dose de nostalgia e de lições de vida. A obra nos lembra de sempre encontrar a força e ânimo em nós mesmos, por mais fracos que sejamos e por mais difícil que determinada situação pareça.

 

O CASTELO NO CÉU

animelist o castelo no céu

Pazu, um órfão, se surpreende quando Sheeta cai direto do céu em seus braços. A pequena garota o instigara e mais ainda o seu colar, que a fazia levitar. Sheeta era perseguida pelo exército devido a posse de seu acessório, que supostamente levaria à terra de riquezas no céu, Laputa. O jovem, depois de descobrir sobre seu passado e compartilhar igualmente sua história, decide buscar esta terra com Lusheeta. Durante toda a obra, os garotos disputam a posse do colar, até finalmente chegarem a seu destino final.

Comentário do autor: Mais uma obra que aborda amizade e amor. Um anime sereno e divertido, com uma bela animação gráfica. Além das referidas perseguições, o anime ainda conta com um romance juvenil, fazendo-o ser perfeito para quem procura aventura e ao mesmo tempo calmaria.

 

O CASTELO ANIMADO

animelist o castelo animado

Sophie é uma jovem desgostosa da vida e melancólica, que vive em uma chapelaria com suas irmãs. Após uma briga com uma senhora, a menina se vê como uma velha, descobrindo depois ter sido amaldiçoada por uma bruxa. Ela parte em busca de um castelo mágico, onde vivia um mago, Howl, que aparentemente seria o único capaz de quebrar sua maldição. Inicia-se então a aventura da mulher, Howl e Markl, um jovem bruxo que também vive no castelo.

Comentário do autor: Meu filme favorito dessa lista. O Castelo Animado é uma obra com cenários trabalhados, que aborda com excelência o crescimento dos personagens. Sophie, por um lado, como uma garota insegura sobre sua aparência, que vivia à sombra de sua irmã, e Howl, por outro lado, alguém que vivia também à sombra de algo, mas de seu próprio passado.

 

SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI

animelist serviços de entrega da kiki

Kiki e seu gato vivem em uma pequena cidade, em um mundo onde existem bruxas. Estas, ao completar 13 anos, devem passar uma estadia fora de casa, em um local de sua escolha. A garota parte rumo ao litoral e conhece Tom e Osono, uma padeira que lhe permite estadia em sua moradia, em troca de serviço. Em algum ponto, Kiki perde a habilidade de voar e tem que buscar em seu coração o motivo. A partir de então, vemos o dia a dia da bruxinha e suas inúmeras tentativas de achar o seu caminho.

Comentário do autor: A história de Kiki é uma busca pela própria identidade. Muitas vezes somos ensinados a fazer coisas sem saber o verdadeiro motivo. Repetimos e repetimos, todos os dias, sem nem ter paixão por aquilo. A história de Kiki é uma história sobre paixão.

Gabrielle Siqueira

Yoroshiku onegaishimasu! Sou redatora deste site, será um prazer escrever para você.

  • Felipe Nogueira

    Essa seleção de filmes ficou fantástica. *-*

  • Chise

    gostei de todos mas senti falta de princesa mononoke, princesa mononoke e o top *-*