O que são tsunderes, yanderes, danderes e Kuuderes?

A palavra “deredere” tem um significado romântico, algo relacionado a sua personalidade de quando está amando. Baseado nela, outros termos foram criados para “definir” a personalidade de uma determinada personagem.

Hyouka ep6 chitanda 300x169 - O que são tsunderes, yanderes, danderes e Kuuderes?

Tsundere:

Elas não gostam de demonstrar seus sentimentos, muito pelo contrário, estão sempre em busca de esconde-los ao máximo e para isso recorrem a ser agressivas e mandonas, mas por dentro sabemos que elas são puro amor e só querem alguém para dar carinho e um chute!.

Screenshot 2018 01 09 23 12 13 300x167 - O que são tsunderes, yanderes, danderes e Kuuderes?
Aisaka Taiga de Toradora é perfeita para exemplificar esse termo.

Yandere:

Ao contrario das Tsundere, que se “disfarçam de malvadas” para ninguém perceber seus sentimentos, as Yanderes se mostram fofas e boazinhas para não mostrar seus ciúmes doentio por seu amado. Vão ser meigas e gentis, até alguém fazer algo que elas não querem, isso inclui respirar ao lado do “senpai” delas, realmente, não faça isso.
gasai yuno by naoru127 d4ci9zg 300x169 - O que são tsunderes, yanderes, danderes e Kuuderes?
Exemplo perfeito é Yuno Gasai de Mirai Nikki, ela deixa bem explícita essa sua personalidade mostrando que é capaz de matar e morrer por Yukiteru.

 Kuudere:

Essas são aquelas que parecem ser robóticas de tão “frias”, elas geralmente não tem sentimentos, então nunca sabem lidar com isso e muito menos distinguir qual é cada emoção. Essa “frieza” delas não algo proposital, por dentro sabemos que elas são muito gentis e amáveis, faz parte da personalidade delas essa falta de sentimentos, é bonitinho demais elas tentando entender o porquê de seus corações acelerarem tanto ao verem determinada pessoa.
Screenshot 2018 01 10 16 00 58 1 300x165 - O que são tsunderes, yanderes, danderes e Kuuderes?
Um bom exemplo desse “dere” é a C.C de Code Geass.

Dandere:

Puramente fofas e inocentes, as danderes são um poço de timidez. Elas preferem não ser muito sociais, mas não por serem antipáticas e sim por terem muito medo de passarem por alguma situação constrangedora. Dificilmente saem da zona de conforto e só de pensar em falar com seu amado ficam com as bochechas coradas, mas quando se acostumam com as pessoas a sua volta elas conseguem ser muito divertidas e espontâneas.
Screenshot 2018 01 10 16 18 35 300x169 - O que são tsunderes, yanderes, danderes e Kuuderes?

Sawako Kuronuma de Kimi ni Todoke é a personagem perfeita para exemplificar essa personalidade.

Esses são os 4 tipos básicos e mais conhecidos de “deres”, porém existem inúmeros outros mas não são tão relevantes de comentar por não aparecerem tanto nos animes.

Veja também o nosso vídeo sobre esse assunto:

Veja também: Você sabe o que é podcast?

Sayumi Miuke

Blogueirinha (rs), enfermeira e louca por shoujos