Obs.: A citação do anime aqui não significa que ele é bom em sua totalidade e apenas quer dizer que o primeiro episódio por algum motivo é chamativo e introduz bem a trama, alguns deles conseguem manter o ritmo e empolgar, já outros não.

1 – Sword Art Online

© A-1 Pictures

Sinopse: Sword Art Online é centrado na saga de ~Deus~ Kirito, um adolescente que ficou preso dentro do mundo do jogo o qual leva o mesmo nome do anime, por meio de um dispositivo de realidade virtual. Lá, ele conhece diversos personagens, como a espadachim Asuna, que se tornam aliados em sua jornada para conseguir deslogar do game, pois, caso contrário, seu corpo no mundo real pode morrer, assim como o de todos os outros jogadores.

Comentários: O primeiro episódio tem como destaque a ambientação e o plot twist perto do final. Apesar de não ser muito fã de SAO no geral, o episódio piloto dá uma sensação de nova experiência para quem está assistindo, e os belos visuais e a animação consistente ajudam na imersão.
 

2 – Kuroshitsuji

© A-1 Pictures

Sinopse: Na era Vitoriana, em uma mansão próxima a Londres, o mordomo Sebastian serve ao jovem Ciel Phantomhive, o chefe de uma família nobre inglesa, que atua diretamente com a rainha. Sebastian realiza todas as tarefas exigidas por seu mestre, solucionando problemas que importunam a Inglaterra com facilidade e perfeição, por ser um demônio e ter um contrato com seu mestre.

Comentários: Em seu episódio piloto, Kuroshitsuji tem uma “vibe” diferente do resto do anime. Anos atrás, quando vi pela primeira vez, sinceramente achei que seu gênero principal era terror (o que me pareceu frustrante nos capítulos seguintes, mas o enredo ajudou-me a meio que esquecer). No episódio, um comerciante visita a mansão dos Phamtomohive, e Sebastian, ciente das más intenções do hóspede, prepara armadilhas com base em jogo de tabuleiro macabro para assusta-lo. Ao decorrer do episódio os empregados da mansão são apresentados como alivio cômico, o que ajuda a não enjoar do episódio e deixar ele um pouco mais leve.
 

3 – Baka to test to Shoukanjuu

© Silver Link

Sinopse: Os acontecimentos da história giram em torno de Yoshii Akihisa, o famigerado “baka” do título. Ele entra na Academia Fumizuki, uma escola que implantou um sistema diferente para dividir seus alunos: suas classes são decididas de acordo com seu resultado em um exame realizado antes do início do ano letivo, separando-os em classes de “A” a “F”.

Comentários: O primeiro episódio nos apresenta os personagens de forma dinâmica e divertida. A quebra de expectativa é bem trabalhada em diversas partes do episódio, como, por exemplo, nos primeiros minutos, onde o protagonista Yoshi Akisara, ao receber sua nota imaginando ao menos pontuação para conseguir entrar na classe “D”, é surpreendido por apenas ter nota suficiente para entrar na classe “F”. Logo no primeiro episódio, já há uma batalha de salas entre a turma “E” e “F”, que termina com um vencedor inesperado, sendo, provavelmente, uma das melhores do anime.
 

4 – Code Geass: Lelouch of the rebellion

© Sunrise

Sinopse: Em 2010, o Império de Britannia superou as forças Japonesas e conquistou o país com seus robôs humanoides, os Knightmare Frames, em menos de um mês. O Japão perdeu sua liberdade e direitos e passou a ser chamado de Área 11.

Comentários: O protagonista Lelouch é apresentado como um colegial entediado com sua vida cotidiana. Em apostas com pessoas perigosas, ele tenta desfazer esse tédio (sem sucesso). Por um acaso, Lelouch acaba se envolvendo em um atentado terrorista dos japoneses, em que conhece uma mulher misteriosa que o passa o poder dos reis, também conhecido como Geass; uma série de acontecimentos que, com certeza, foge bastante de clichês. A trilha sonora é muito boa, acompanhando o ritmo do episódio com excelência; a melhor parte do episódio é a virada dos terroristas contra o exército de Britannia com ajuda do protagonista. Code Geass, apesar de ter apenas um pouco mais de dez anos, já é considerado por muitos um clássico dos animes. 
 

5 – Boruto: Naruto Next Generations

© Studio Pierrot

Sinopse: Boruto é um anime spin-off e sequência de Naruto, e segue as aventuras do filho de Naruto Uzumaki, Boruto Uzumaki e seus amigos ninja.

Comentários: Sim, apesar das controvérsias da qualidade do anime, ele está nessa lista, mas, como eu disse anteriormente, o único episódio aqui julgado é o primeiro. Mesmo pessoas que não viram Naruto completo possivelmente vão sentir nostalgia de ver a aldeia da folha (versão moderna). Com novos personagens e referências aos antigos, o episódio passa uma sensação leve de alegria e de um novo começo para o legado da família de Naruto.
 

Veja mais: 5 animes famosos que não são adaptações | Animelist