Otaku que é otaku já leu algum mangá no ônibus - se ainda não fez isso, deveria. Confira 5 mangás leves para ler na sua viagem de ônibus.

Momento sério da lista…não pera.

Século XVIII, os efeitos da revolução industrial começam a ser sentidos pela população urbana, um maior poder de compra juntamente com a diminuição de seu tempo livre graças a distancia das grandes fábricas que se juntaram em zonas semi-periféricas; com essas mudanças de hábitos para compensar o tempo perdido a leitura nos meios de transporte virou um hábito comum. Resumindo, ler mangá no busão é cultura poxa!!!!

Saiki kusuo no psi-nan

Autor: Suichi Aso
Ilustrador: Suichi Aso
Editora no Brasil: Ainda não licenciado

Um garoto do ensino médio chamado Saiki Kusuo nasce com habilidades sobrenaturais. o protagonista é visto como detentor uma vida fácil, já que ele tem capacidades ESP; incluindo habilidades telepáticas e psicocinéticas que lhe permitem obter o que quiser. Enquanto ainda estava no jardim de infância, a mídia se interessou por ele depois que circularam rumores de que ele nunca perdeu uma partida de janken. O incidente fez com que ele pensasse em não usar seu dom em público para que ninguém soubesse que ele é um psíquico. Além disso Kusuo também alega que ter uma super habilidade não é tão legal quanto no pensamento. Susto

Comentários: Com um protagonista bastante carismático, Saiki Kusuo no Psi-nan surpreende com o seu roteiro que contém críticas a recursos apelativos ou forçados no mundo dos shounen de uma forma descontraída – inclusive brincando com vários clichês. O mangá é cronológico e conta com um formato episódico, ou seja, sua história é contada em capítulos com enredo único que além de serem muito divertidos são muito leves e de fácil entendimento.

Nisekoi

Autor: Naoshi Komi
Ilustrador: Naoshi Komi
Editora no Brasil: JBC

Um casal de jovens os quais suas famílias atualmente estão em guerra por causa da rivalidade nos negócios: a família do garoto é da yakuza enquanto a da garota é composta por Gangsters. Os líderes dos dois grupos gostariam de acabar com essa situação, porque se a guerra não acabar, certamente haverá muitas mortes. O problema é que seus subordinados não vão os escutar então eles decidem algo que os farão cooperar: os seus pais querem que Ichijou e Kirisaki se tornem namorados, desta forma suas famílias possivelmente se entenderiam.

Comentários: com uma história bastante peculiar e enredo mais estranho ainda, nisekoi serve para mostrar a famigerada relação japonesa do casamento arranjado que serve para estragar os planos do protagonista de resgatar o seu amor de 10 anos atrás. Graças a essa história simples o mangá é leve e bastante fluido ideal para ler no busão

Tsurezure children

Autor: Toshiya Wakabayashi
Ilustrador: Toshiya Wakabayashi
Editora no Brasil: Ainda não licenciado

O mangá retrata o cotidiano e o amor na juventude. As histórias variam de um menino, que não tem confiança em si mesmo e não consegue aceitar o fato de que foi convidado para um encontro pela sua “crush”, até a uma menina muito louca, que coloca seu próprio sangue em seu Chocolate caseiro, para ganhar o coração de seu amado.

Comentários: Uma comédia romântica com um clima extremamente leve e confortável , personagens carismáticos e tão inocente que provavelmente vai fazer você se achar um lixo por não ser tão legal quanto eles(ou não…). Ele utiliza um esquema de cada capítulo uma história diferente com personagens variados unidos pela mesma escola. Esse mangá é certamente uma ótima forma de começar o dia.

Himouto Umaru-chan

Autor: Sankaku Head
Ilustrador: Sankaku Head
Editora no Brasil: Ainda não licenciado

Conta a história da jovem moça chamada Umaru Doma que não é exatamente o que as pessoas pensam, no Colégio ela é uma aluna extremamente dedicada, porém em sua casa ela é uma otaku gamer ~das trevas~ . Ela estuda em uma escola onde aparentemente só haviam garotas quase perfeitas, inclusive ela que é uma pessoal bem sociável. Até o momento em que ela chega em sua casa, depois que fecha sua porta da frente é que começa a hora da diversão para a protagonista.

Comentários: Se você não tem problemas de rir em um lugar público esse mangá foi feito para você. Com o maior número de Coincidências possíveis o mangá consegue ficar centrado em poucos personagens e mesmo assim ter histórias bem divertidas. Por experiência própria digo que se você ler esse mangá na ida ou na volta do trabalho/escola/faculdade sua cabeça vai estar bem mais alegre para seguir firme a rotina.

One Punch Man

Autor: One
Ilustrador: Yusuke Murata
Editora no Brasil: Planet mangá (Panini)

Em um mundo de seres super-humanos, Saitama é um herói único, o qual pode derrotar seus inimigos com um único soco. No entanto ser um herói em um mundo cheio deles não é tão satisfatório quanto parece: Saitama não recebe nenhum respeito, fica aborrecido ao derrotar todos os vilões e acha que sua vida como herói não faz sentido. Além disso, ele perdeu o cabelo e com ele e com isso ele ganhou uma força extrema. Estas são as aventuras de um herói não tão comum em um mundo extraordinário.

Comentários: One Punch Man é um mangá de comédia com foco em heróis que apesar de ser humorístico ele consegue ter uma história envolvente e muito original; o motivo da sua indicação aqui é a criatividade do autor que cria situações divertidas que valem a pena fazer você descer no ponto errado apenas para ler mais um capítulo.

OBS: 70% desse texto foi escrito em um busão para fins de maior caráter científico 🙂 .

Veja mais: 5 mangás spin-off que valem a leitura