Pensa que só existe Haikyuu!! de anime de vôlei? Confira 5 animes para quem curte esse maravilhoso esporte.

Anime esportivo pode ser um gênero que é ignorado por muitos. Quando você o reduz a um esporte específico, como o vôlei, o que você vai encontrar é qualidade em poucas obras. Um grande exemplo de anime de voleibol é o já consagrado Haikyuu!!, mas você sabia que existem outros animes com essa temática? Confira 5 deles no animelist dessa semana.

Attack No. 1

© Tokyo Movie Shinsha

A série retrata a ascensão de Kozue Ayuhara jogando na liga distrital da escola até o campeonato internacional de voleibol. A protagonista é testada em todo o anime enquanto amadurece para tentar se tornar a maior jogadora de voleibol do mundo. Durante o desenvolvimento da trama, Kozue ergue rapidamente a escada do sucesso, apenas para encontrar-se lidando com algumas das qualidades menos atraentes do estrelato; incluindo stress, expectativas não desejadas,  incompatibilidades e outros dilemas em sua vida

Comentário: Attack No. 1  foi o primeiro anime de esporte com uma protagonista feminina a ser televisionado, tornando ele uma obra de referência. Uma curiosidade desse anime, é que ele foi foi criado para capitalizar o sucesso da equipe olímpica de voleibol  de 1964, que ganhou ouro no lado feminino do esporte. Além do mais, essa série ainda é bem recebida no Japão e é pioneira em todos os animes de esporte.

Ashita e Attack!

© Nippon Animation

A história é sobre Mimi Hijiiri, uma estudante, com apenas um ano de escola restando, que decide reerguer a moral baixa da equipe de voleibol por causa da trágica morte de uma estudante do clube. Mesmo com muitos problemas e indiferenças, ela consegue formar uma equipe de seis meninas para participar das ligas juvenis. Sua paixão e determinação incomparáveis ​​elevam a equipe de um clube desorganizado à uma potência final entre toda a escola.

Comentário: Attack on Tomorrow entrega alguns momentos encantadores. Ele transmite uma série de comédia de coração leve, com um  voleibol que atinge a cabeça das pessoas (piada interna do anime rsrs). No geral, não é tão inovador quanto o  Attack No. 1, mas não é uma opção ruim se você gostar muito desse esporte e quiser ver mais um anime do gênero.

Attacker You!

© Shaft

O anime é sobre uma garota ambiciosa do ensino médio com o nome de You Hazuki, que se muda de Osaka para Tóquio para viver com seu pai, Toshihiko. You é muito apaixonada pelo voleibol e espera um dia alcançar seu objetivo final juntando-se ao time feminino japonês de voleibol para os Jogos Olímpicos de Seul de 1988.  Para fazer isso, ela junta seu clube de vôlei do ensino médio que é treinado pelo professor da sala de aula. Seu treinador é extremamente rigoroso e bate em seus jogadores quando eles não estão à altura do seu potencial.

Comentário: Preenchendo a cota shoujo – como de costume nos meus textos, Attack You! é uma das séries mais cômicas dessa lista. Tendo dividido seus desejos em melhorar como jogadora de vôlei e ter um romance simbólico com o capitão do time masculino de voleibol. Essa obra  também traz uma comédia bem convencional com as clássicas animações chibi. Se você é um daqueles adeptos ao fanservice, não ficará desapontado. Há vários casos em que você vê calcinhas, sutiãs e nádegas. A animação é um pouco datada, mas se você gosta de momentos superados com fanservice e muita ação de vôlei, vale a pena assistir.

New Attacker You!

© Knack Productions

A história ao invés de se passar no Japão, agora se passa na China, alguns anos após os acontecimentos da série anterior. Em Pequim, a equipe Dragon Ladies ameaça se desfazer depois de ser rebaixada. Para subir ao palco as três estrelas de vôlei: Ming Yang (ex-jogadora nacional chinesa), Nami Hayase e So Tachiki, fazem seu último papel de treinadores.

Comentário: Esse anime é uma sequência do anterior dos anos 80. Foi realizada 24 anos depois, após a primeira exibição. Esta segunda série foi produzida por ocasião dos Jogos Olímpicos de Verão em Pequim no mesmo ano.

Haikyuu!!

© Production I.G

Depois de assistir um campeonato de voleibol na televisão, o estudante do ensino médio Shoyo Hinata se apega ao esporte. Mesmo com a sua baixa altura, o jovem fica determinado a seguir os passos do seu ídolo, apelidado no anime de “Pequeno Gigante”. No começo, Shoyo cria um clube de vôlei sozinho e eventualmente outros 5 membros se juntam à equipe, mas perdem no seu primeiro jogo. Mesmo com a derrota, o time continua treinando para vencer os seus principais rivais, em busca do tão sonhado título nacional.

Comentário: Haikyuu é um dos mais indicados dessa lista, pois se trata de uma obra tão cativante que até quem não gosta de animes de esporte vai gostar. Logo no primeiro episódio, durante uma partida de vôlei,  o anime consegue explicar todas as motivações que levam o protagonista a praticar o esporte pelo qual ele é fascinado. Tudo nesse anime é feito de forma totalmente brilhante; seja no roteiro, animação e direção.

Procurar por animes de vôlei foi uma tarefa bem difícil, pois além de ter poucas obras, elas são bem desconhecidas aqui no ocidente. Foi um prazer trazer fazer esse post para vocês. Se conhecerem outro anime do vôlei, conta pra gente nos comentários. o/

Veja também: 5 animes da temporada de inverno de 2018